O Estudo SUNRISE é uma iniciativa global que investiga como os comportamentos de movimento impactam a saúde infantil. Com a participação de mais de 70 países, buscamos entender a influência da atividade física, do tempo sedentário e do sono no desenvolvimento de crianças entre 3 e 5 anos.
O SUNRISE é um estudo de vigilância que está sendo feito em vários países no mundo, onde o objetivo principal é avaliar os comportamentos de movimentos em crianças na primeira infância.
.Estamos avaliando as práticas de atividades físicas, o tempo sentado e a qualidade do sono em crianças entre 3 a 5 anos. No Brasil o estudo é administrado pelo CEPEDOC (Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis), coordenado pelo GEPAF-USP (Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo) e por professoras de diferentes regiões do país. O coordenador geral do estudo é o professor Tony Okely, da Universidade de Wollongong, Austrália. O estudo no Brasil é financiado pelo Canadian Institutes of Health Research, com o objetivo de comparação das crianças brasileiras com crianças do Canadá, da India e do Malawi.
Convidamos você a participar do Estudo SUNRISE, uma pesquisa global que avalia os comportamentos de movimento de crianças na primeira infância. Com sua colaboração, poderemos entender melhor como a atividade física, o tempo sentado e o sono influenciam a saúde infantil. Ajude-nos a promover um futuro mais saudável para nossas crianças!
O estudo está sendo realizado nas cidades de Salesópolis (região Sudeste), General Câmara, São Jerônimo, Canguçu e Charqueadas (região Sul), João Pessoa (região Nordeste), Manaus (região Norte) e Campo Grande e Corumbá (região Centro-Oeste).
Os pesquisadores estão indo às escolas para realizar reuniões com os pais ou responsáveis para apresentar o projeto e pedir autorização para realizar as avaliações com as crianças. A partir disso, são realizados questionários com os pais ou responsáveis sobre hábitos e comportamentos das crianças e das famílias e são realizadas as avaliações com as crianças nas escolas, compostas por testes motores, de força muscular, peso e estatura e testes cognitivos. No final, as crianças saem com os acelerômetros que medem atividade física, tempo sentado e qualidade do sono. Os aparelhos devem ser usados por sete dias e depois devem ser devolvidos para os pesquisadores. As famílias receberão um relatório detalhado sobre a saúde das crianças referente aos comportamentos de movimentos, níveis de atividade física, tempo sentado, qualidade do sono, variáveis motoras, força muscular, peso, altura e testes cognitivos. Além disso, serão realizadas palestras abertas nas escolas para pais, professores e diretores.
(11) 3091-8157
contato@sunrisebrasil.net.br